junho 15, 2020 1 Comentário
Jumilla é um título de vinho D.O. de Múrcia, uma pequena região na costa mediterrânea do sudeste da Espanha. A área vitivinícola de Jumilla, que fica entre Yecla, ao norte, e Bullas, ao sul, é considerada a mais importante de Múrcia em termos de quantidade e qualidade. É também a mais antiga da região, criada em 1966.
A REGIÃO
A paisagem de Jumilla é caracterizada por amplos vales e planícies, interrompidos pelas serras que cruzam Múrcia entre o mar e a Meseta Central (planalto central) da Espanha. Quente, seco e duro é a melhor maneira de descrever o clima. Apesar dessas condições aparentemente adversas, as videiras são cultivadas aqui desde o tempo dos romanos, quando a região tinha uma reputação por seus vinhos tintos encorpados. A indústria do vinho em Jumilla recebeu um grande impulso quando a praga da filoxera atingiu a vizinha França no final do século XIX. Isso resultou em uma demanda crescente de vinho Jumilla. Apesar de ter escapado do grande surto, Jumilla foi atingido pela praga em 1989. Isso ofereceu ao D.O. uma chance de modernizar e se concentrar em vinhos mais leves e elegantes.
OS SABORES
Como em outras regiões vinícolas da Espanha, Jumilla é especializada em vinhos baseados na casta Monastrell, responsável por cerca de 80% das videiras, e seus melhores vinhos demonstram um perfil de sabor variado. Isso inclui frutas vivas e notas de terra e minerais quando jovens, desenvolvendo aromas complexos de frutas maduras, café e especiarias de carvalho com envelhecimento prolongado em barris.
A HISTÓRIA
Desde a década de 1990, quando o potencial da região para produzir vinhos de qualidade veio à tona, Jumilla atraiu muita atenção externa. Produtores de outras regiões espanholas, além de empresas estrangeiras, montaram vinícolas aqui. Como resultado, os plantios de variedades como Syrah, Cabernet Sauvignon e Merlot aumentaram constantemente, principalmente para adicionar corpo e caráter aos tintos à base de Monastrell. Essa abordagem de mistura fez maravilhas para o status dos vinhos da região.
REGRAS
Um vinho tinto Jumilla Monastell deve incluir pelo menos 80% da variedade mencionada. A mesma regra se aplica ao Rosé de Jumilla Monastrell. O Jumilla Dulce (vinho doce) pode ser produzido nas três cores. As principais variedades brancas são Airen, Macabeo, Pedro Ximénez e Malvasia. Outras uvas internacionais também são autorizadas, incluindo Chardonnay.
CONCLUINDO
Jumilla é, sem sombra de dúvidas, uma região que deve fazer parte do roteiro de viagem de todo e qualquer amante de vinho que se preze. Neste mês de Junho, incluímos um belo exemplar da região para nossos afiliados provarem! Experimente você também participando do Clube de Vinhos da SmartBuy Wines!
Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.
dezembro 05, 2024
outubro 24, 2024
setembro 25, 2024
MHelena
outubro 04, 2021
Foi dito que a filoxera só chegou à Jumilla em 1989. É isto mesmo?