dezembro 08, 2020 1 Comentário
Créditos: Unsplash
Saiba quais variedades dão origem aos melhores vinhos encorpados do Novo e do Velho Mundo.
Quando se trata de termos como vinhos do Mundo Novo e do Velho Mundo, pode ser que ocorra um pouco de confusão, mas calma que nós vamos lhe ajudar com estas nomenclaturas. Quando alguém usa o termo Velho Mundo, está se referindo a vinhos produzidos em países que são considerados os berços do vinho, ie, na Europa e Oriente Médio. Alguns dos países que fazem parte do Velho Mundo incluem: França, Espanha, Itália, Alemanha e Portugal. Já os vinhos do Novo Mundo vêm de países que costumavam ser colônias, incluindo os Estados Unidos, e estão em climas mais quentes, o que, de modo geral, faz com que os vinhos do Novo Mundo sejam mais encorpados e com sabores de frutas mais ousados.
Os países do Novo Mundo incluem: Estados Unidos, Nova Zelândia, Austrália, Chile, Argentina e muitos outros que nem conseguimos listar aqui.
Neste artigo, iremos conhecer alguns dos vinhos encorpados do Novo – e do Velho – Mundo que fazem sucesso em todo o planeta. Curioso? Então confira a seguir.
MALBEC E CARMENERE: A resposta da Argentina ao Malbec e a versão do Carmenere do Chile são algumas das mais conhecidas. Ambos os vinhos são únicos e originais quando comparados aos seus ancestrais europeus.
CABERNET SAUVIGNON, PINOT NOIR E CHARDONNAY: Gostar de vinhos encorpados é, literalmente, gostar da Europa. Estas variedades têm sua origem na França e na Itália e, atualmente, são tão influentes que já podem ser consideradas como “uvas internacionais”, visto que algumas das melhores garrafas destas queridas variedades também podem ser encontradas em países do Novo Mundo, como é o caso dos Estados Unidos e do Chile.
SHIRAZ: Os vinhos produzidos com a Shiraz também possuem um paladar pra lá de marcante, e podem ser encontrados em origens diferentes. Os produtores mais comuns destas uvas e que, consequentemente, possuem seus melhores vinhos são Austrália e França, mas também é possível encontrar vinhos Shiraz, tão bons quanto, em países como Estados Unidos, Portugal e Chile.
ZINFANDEL: Zinfandel é uma uva que produz alguns dos vinhos tintos encorpados, mais saborosos do mundo. Conhecida na Europa como primitivo, foi levada para os Estados Unidos por imigrantes italianos e seu cultivo se tornou muito popular na Califórnia.
CHENIN BLANC: A Chenin Blanc é de origem francesa, e é responsável pela produção de um dos vinhos brancos mais encorpados do mundo. Os vinhos de origem Chenin Blanc dispõem de uma acidez muito equilibrada e uma complexidade inigualável. Além da França, ela também produz alguns dos rótulos de vinhos encorpados mais saborosos e famosos da África do Sul.
Existem outras variedades de uvas que oferecem vinhos encorpados pra lá de especiais, tanto no Novo, quanto no Velho Mundo. Estas – citadas acima - são algumas das principais e que estão mais presentes na fabricação de alguns dos melhores vinhos do mundo.
Acompanhe nossos posts sobre vinhos e aprenda com a gente!
Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.
dezembro 05, 2024
outubro 24, 2024
setembro 25, 2024
ARNALDO MARCON
janeiro 29, 2021
Boa abordagem e comentário oportuno quedos vinhos brancos tb são encorpados ,robustos e retrogosto prolongado
Sugiro citar dentro de sua uva específica algumas sugestões l
Por ex
Cabernet sauvignon = Oak Silver
Um bom ano vamos mudar 2021 da água para vinho!!
Feliz Ano Novo