julho 11, 2020
Os australianos têm nomes “diferentes” para muitas coisas, por conta da adaptação linguística. Por lá, nem as uvas escapam de tais mudanças. A uva Syrah, originária da França, por exemplo, na Austrália transforma seu nome em “Shiraz”. Neste artigo, iremos conhecer um pouco mais sobre esta variedade, entender sobre sua origem e sobre os mitos e verdades a respeito dessa história.
HÁ MUITO TEMPO
No século IX, a cidade de Shiraz já havia estabelecido uma reputação de produzir o melhor vinho do mundo, e era a capital do vinho do Irã. A exportação de vinho Shiraz por comerciantes europeus no século XVII foi documentada. Conforme descrito por entusiastas ingleses e franceses viajantes da região, durante os séculos 17 e 19 o vinho perto da cidade era de caráter mais diluído devido à irrigação do solo, enquanto os melhores vinhos Shiraz foram realmente cultivados em vinhas ao redor da aldeia de Khollar.
VARIEDADES
Estes vinhos existiam em dois estilos diferentes: vinhos secos para beber jovens e vinhos doces destinados ao envelhecimento. Os últimos vinhos foram comparados com "um xerez velho" (um dos vinhos europeus mais visados da época). Aos cinco anos de idade, eram considerados bons bouquet e possuíam notas acentuadas de nozes. Os vinhos Shiraz brancos secos (mas não os doces) eram fermentados com contato significativo com o caule das uvas, tornando-os ricos em tanino.
ATUALMENTE
No Irã moderno, o vinho Shiraz não pode mais ser produzido legalmente devido à proibição do álcool pelo Islã. Antes da Revolução Islâmica em 1979, havia até 300 vinícolas no Irã; agora não há nenhuma. Como um todo, o Irã não é mais um país produtor de vinho, mas os cristãos iranianos têm permissão legal para fermentar vinho.
DESEMBARCANDO NA AUSTRÁLIA
A uva “moderna” Shiraz, agora conhecida como idêntica à uva Syrah, foi trazida para a Austrália por James Busby, um dos pais do vinho australiano. Busby viajou pela Espanha e França coletando estacas de videira que foram a base da indústria de vinho do país. Apesar de ser geneticamente idêntica, a uva Shiraz tem um sabor e uma aparência diferentes em comparação com seus irmãos europeus, especialmente quando cultivada em climas quentes. O Shiraz australiano é exportado principalmente para os Estados Unidos e países asiáticos, onde é muito apreciado e reconhecido.
VINHOS AUSTRALIANOS
Não é novidade que a Austrália é um dos melhores produtores vitivinícolas do mundo, mas se você quiser conhecer a nossa sessão especial do país, incluindo os vinhos Shiraz, acesse a seleção especial do SmartBuy Wine Club no site e fique à vontade para escolher o seu.
Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.
dezembro 05, 2024
outubro 24, 2024
setembro 25, 2024