setembro 24, 2020
Créditos: Pixabay
Um itinerário de degustação de vinhos em uma das regiões históricas da Itália.
Localizada a menos de 50 km ao sul de Siena, a estrada para Montalcino passa por algumas das paisagens mais pitorescas da Toscana, incluindo as colinas de Val d'Orcia e Creti Senesi. A altitude e o clima da região de Montalcino proporcionaram uma área onde o Sangiovese amadurece de maneira mais completa e consistente do que em qualquer outro lugar da Toscana. Esses fatores contribuem para o corpo, a cor, o extrato e os taninos comumente associados ao Brunello di Montalcino. Mas o que será que está escondido pelas paisagens de Montalcino? Descubra mais sobre esta que é uma das regiões mais lindas e históricas da produção vinícola mundial, localizada na Itália.
CONHECENDO A CIDADE: Posicionada no topo de uma colina, a cidade de Montalcino domina o vale com suas muralhas medievais e a fortaleza do final do século 13. Ela se estende para incluir a encantadora Abadia de Sant'Antimo ao sul, com San Quirico a leste de suas fronteiras e Bagno Petriolo a oeste. O território de Montalcino não precisa de incentivos para produzir vinhos de qualidade; de fato, os achados arqueológicos sugerem que até mesmo os etruscos estavam cientes das deliciosas qualidades intrínsecas da terra. A posição permite uma exposição solar ideal que amadurece perfeitamente as uvas para um produto que é particularmente adequado para longos períodos de envelhecimento com um sabor, fragrância e aparência superiores.
A região vitivinícola de Montalcino cobre 24.000 hectares e o território quadrangular é limitado pelos rios Ombrone, Asso e Orcia, no entanto, apenas 15% (aproximadamente 4.000 hectares) é cultivado com vinhas que sustentam mais de 200 produtores!
BRUNELLO: Uma “invenção” relativamente nova, o vinho Brunello foi “criado” em meados de 1800 depois que Clemente Santi decidiu diversificar a produção de vinho na área, que se concentrava principalmente em um vinho branco doce chamado Moscadello di Montalcino. Seus experimentos resultaram em um vinho “bruno” ou marrom, daí o nome Brunello.
NASCIMENTO: Foi em 1869 na Exposição Agrária de Montepulciano que o seu vinho, "um seleto vinho tinto (Brunello) de 1865", foi mencionado e premiado. Para muitos, esta é a data que marca o nascimento dos vinhos Brunello, destacando-se dos demais vinhos de base Sangiovese pela sua tendência para a longevidade.
Com mais de 200 produtores nesta área específica, é quase impossível pensar em visitar todos eles. Embora não o culparemos se você quiser tentar, mas antes de seguir direto para os vinhedos, é imprescindível dar uma volta pelo " Museo della Comunità di Montalcino e del Brunello ". Esculpido em um antigo estábulo na fazenda de Fattoria dei Barbi, este museu irá guiá-lo através da história não apenas do vinho, mas da comunidade, do povo, de sua cultura e tradições. Este passeio no tempo lhe dará uma nova perspectiva para acessar a paisagem, os vinhedos e os habitantes locais enquanto você visita a área.
Quer experimentar as delícias desta região, antes de comprar sua passagem para a Toscana? Então não deixe de conferir nossa sessão especial de italianos preparada especialmente para você. E caso tenha gostado deste conteúdo, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos e seguir nossos perfis nas redes sociais.
Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.
dezembro 05, 2024
outubro 24, 2024
setembro 25, 2024