dezembro 16, 2022
A versatilidade da Chardonnay abre a porta para 3 linhas diferentes de harmonização. As três combinam muito bem com a chegada do verão, temperaturas ascendentes e a temporada de festas.
Aqui no blog trouxemos dois artigos para você saber mais sobre a uva Chardonnay. Em um, exploramos as origens e versatilidade do vinho branco mais popular do mundo e no outro contamos os segredo dos Chardonnays amanteigados elaborados com maestria pelos vinicultores da California.
Neste artigo vamos contar como explorar mais a versatilidade desta uva e de suas harmonizações.
Na região de Champagne e em outros locais produtores de vinho espumante, a Chardonnay faz par com a Pinot Noir e com a Pinot Menuier, porém ela também elabora espumantes Blanc des Blancs, espumantes monovarietais.
Nestes vinhos você vai encontrar acidez acentuada, aromas e sabores que tendem ao cítrico como lima e limão siciliano, bem como notas de flores brancas como de laranjeira ou madressilva. Estes vinhos são ótimos para acompanhar sushi, sashimi, ostras, ceviche, salada caprese, carpaccio, canapés e aperitivos. Recomenda-se cautela com o nível de açúcar nestes espumantes que pode atrapalhar as harmonizações sugeridas. Os mais doces são normalmente consumidos puros mesmo, porém podem acompanhar queijos Brie ou Camembert com elegância.
Em seguida temos a opção do Chardonnay sem passagem em madeira. Ele mantém boa acidez e aromas e sabores de frutas tropicais, muito frescas como maçã verde, limão abacaxi e pera. Além dos pratos e queijos acima, ele vai muito bem com peixes em geral, massas ao molho de frutos do mar, molho branco ou amanteigado, incluindo aí Caccio e Peppe e Carbonara. Também vai harmonizar com aves grelhadas acompanhadas de molhos leves. Evite molho de tomate, a acidez da Chardonnay e a adstringência do tomate não costumam se dar bem. Para a sobremesa, experimente cheesecake de limão, tortas de damasco, maçã ou abacaxi.
Por fim chegamos às grandes estrelas dos Chardonnays, aqueles mais encorpados, cremosos com notas amanteigadas, normalmente a passagem em madeira vai agregar aromas e sabores tostados, de baunilha, coco, especiarias e as notas de fruta tendem a lembrar maçã, abacaxi ou pêssego em compota.
Este tipo de vinho vai combinar bem com alimentos que harmonizam com um tinto leve como o Pinot Noir. A lista inclui salmão ou atum grelhado, lombo de porco, risoto de cogumelos e queijos semiduros como Cheddar envelhecido ou Comté. Para sobremesa, escolha strudel de maçã, torta de morango e mil folhas.
Aproveitando a chegada das festas, lembre que o Chardonnay amanteigado, com passagem em madeira, vai super bem com carne suína, de lombo a pernil, acompanha aves como chester e o tradicional peru, fazendo ótima companhia ao também popular tender.
A harmonização da Chardonnay é tão versátil quanto ela e facilita a vida, acompanhando a ceia do começo ao fim, sem preocupações e com muita elegância.
Boas festas a você e sua família! Cheers!
Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.
dezembro 05, 2024
outubro 24, 2024
setembro 25, 2024