setembro 27, 2022
Créditos: Unsplash
Uma uva de origem francesa que gosta muito do calor da América do Sul.
Muitas variedades de uvas foram desenvolvidas no velho mundo. A Petite Sirah, apesar de ser uma casta relativamente nova, também tem origem em berço de ouro, e é responsável por alguns dos vinhos mais deliciosos disponíveis no mercado atualmente. Mas de onde ela veio? É isso que vamos descobrir neste artigo.
ENTENDENDO A ORIGEM: Petite Sirah é uma uva rica criada pelo botânico francês Dr. François Durif em 1880. Esta rara uva possui cerca de 10.000 acres de videiras plantadas em todo o mundo, com a maior parte da área plantada na Califórnia, - que possui um clima bem adequado para esta verdadeira amante do calor. A uva foi plantada na Mission San José da Califórnia em 1884.
Na vinha, estas uvas tecnicamente tintas são de casca grossa e tão escuras que parecem pretas. Os vinhos, de cor púrpura profunda, são quase opacos na juventude, devido às cascas das uvas.
Muitas vezes confundida com outra variedade nativa francesa, Syrah, acredita-se que Petite Sirah seja o resultado da polinização cruzada de Syrah e do obscuro Peloursin. Petite Sirah é chamada de “petite” porque produz pequenos frutos na videira. Sua produção funciona bem em climas quentes e secos, uma vez que ambientes chuvosos promovem a podridão entre os frutos bem embalados. Tem tido mais sucesso na seca Califórnia, embora tenha tido algum sucesso também na Austrália e na América do Sul.
O GOSTO INESQUECÍVEL: na boca, os vinhos tintos de Petite Sirah dão lugar a frutas escuras e ousadas, como mirtilos, amoras e ameixas cozidas. Estes vinhos redondos e tânicos têm um final um pouco curto, o que os torna bons candidatos para mistura. Eles podem envelhecer por mais de 20 anos. Atualmente, a Petite Sirah é cultivada predominantemente na Califórnia, assim como no México, Argentina, Austrália, Israel e aqui no Brasil.
Quer entender o prazer de degustar uma boa garrafa de Petite Sirah? Clique aqui e conheça nossa seleção de rótulos feita especialmente para você.
Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.
dezembro 05, 2024
outubro 24, 2024
setembro 25, 2024