abril 19, 2021
Créditos: Freepik
Confira os fatos mais importantes sobre a produção vinícola da Toscana, na Itália.
A Toscana é uma das regiões vinícolas mais famosas da Europa. É conhecida por seus vinhos tintos secos à base de Sangiovese - que dominam a produção. Estes incluem Chianti, Brunello di Montalcino e Vino Nobile di Montepulciano. E para desvendar os mistérios desta região cheia de riquezas e histórias incríveis, preparamos um artigo especial para você viajar, sem sair de casa. Confira a seguir.
A TOSCANA: Situada no centro da Itália, os vizinhos da Toscana são Ligúria e Emilia-Romagna ao norte, Umbria e Marche ao leste e Lazio ao sul. Sua fronteira ocidental é formada pelo Mar Tirreno. As pitorescas colinas com vilas medievais e avenidas ladeadas de ciprestes atraem os turistas e ajudam a promover os vinhos. Como é o caso de quase todas as 20 regiões da Itália, a Toscana tem uma longa história de vinhos que advém do século V antes de cristo.
GEOGRAFIA E CLIMA: O clima é um fator vital para o sucesso desta região vinícola. As áreas costeiras quentes e temperadas contrastam com as áreas do interior (particularmente aquelas nas colinas pelas quais a região é tão famosa), onde a variação elevada da temperatura diurna ajuda a manter o equilíbrio de açúcares, acidez e aromáticos das uvas. Uma variedade que prospera particularmente nesses vinhedos nas encostas é a uva vermelha característica da Toscana, a Sangiovese.
VARIEDADES DE UVAS E PRODUÇÃO: Provavelmente a mais importante de todas as uvas para vinho italianas, a Sangiovese é responsável por cerca de dois terços de todas as plantações e 85% do volume de vinho tinto na região da Toscana, sendo uma variedade principal em quase todos os principais vinhos tintos produzidos na região. Sua longa história e ampla distribuição regional significam que adquiriu vários nomes.
Atualmente, a o foco da produção vinícola da Toscana tem se tornado um tanto quanto sustentável. Seu desenvolvimento, tem focado cada vez mais nas uvas vermelhas locais – que são deixadas de lado pela maioria dos produtores de outras regiões – para a produção de novos vinhos, como é o caso da Ciliegiolo. Na Toscana, variedades internacionais como Chardonnay, Sauvignon Blanc e Viognier são plantadas em quantidades muito pequenas, mas aparecem em vinhos brancos de algumas propriedades importantes em denominações focadas no vinho tinto.
Acompanhe as publicações da SmartBuy Wines e aprenda mais sobre vinhos!
Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.
dezembro 05, 2024
outubro 24, 2024
setembro 25, 2024