junho 28, 2021
Créditos: Unsplash
Jumilla está localizada em Murcia, uma pequena região na costa mediterrânea do sudeste da Espanha. A área vitivinícola de Jumilla, que se encontra entre Yecla no norte e Bullas no sul, é considerada a mais importante de Múrcia em termos de quantidade e qualidade. É também a mais antiga da região, fundada em 1966. E com um dos sabores mais famosos e irretocáveis da Espanha, nada mais justo que descobrir um pouco mais sobre as especialidades deste lugar sensacional.
A ESPECIALIDADE JUMILLA: Jumilla é especializada em vinhos baseados na variedade de uva Monastrell, que representa cerca de 80% das vinhas do lugar. O cultivo pode ser descrito como ideal para as condições climáticas adversas do lugar, e os melhores vinhos demonstram um perfil de sabor variado. Inclui frutas vivas e notas de terra e minerais quando jovem, desenvolvendo-se em aromas complexos de fruta madura, café e especiarias de carvalho com envelhecimento prolongado em barricas.
A ASCENSÃO DE JUMILLA: Desde a década de 1990, quando o potencial da região para produzir vinhos de qualidade veio à tona, Jumilla atraiu muita atenção externa. Produtores de outras regiões espanholas, bem como empresas estrangeiras, instalaram suas vinícolas por lá. Como resultado, o plantio de variedades como Syrah, Cabernet Sauvignon e Merlot tem aumentado constantemente, principalmente para adicionar corpo e caráter aos tintos à base de Monastrell. Esta abordagem de mistura fez maravilhas para o status dos vinhos da região. Hoje, os vinhos de Jumilla são tidos como uma referência entre estilos semelhantes produzidos naquela parte da Espanha.
A PAISAGEM: A paisagem de Jumilla é caracterizada por amplos vales e planícies, interrompidos pelas serras (cordilheiras) que cruzam Murcia entre o mar e a Meseta Central (planalto central) da Espanha. Quente, seco e áspero é a melhor maneira de descrever a zona. Apesar destas condições aparentemente adversas, as vinhas são cultivadas aqui desde os tempos romanos, quando a região tinha uma grande reputação pelos seus vinhos tintos encorpados.
O CLIMA: O clima de Jumilla é melhor descrito como árido e continental, mais em linha com as áreas de Castilla-La Mancha a oeste do que quaisquer influências significativas do Mediterrâneo. As temperaturas de verão de 40°C não são incomuns em Jumilla, muito pelo contrário. Isso, junto com a escassez de chuvas, torna a região uma boa área de cultivo de uva.
Quer entender mais à fundo os detalhes de Jumilla e experimentar os sabores desta terra quente inesquecível? Acesse nosso site e confira a sessão especial com rótulos espanhóis que preparamos especialmente para você.
Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.
dezembro 05, 2024
outubro 24, 2024
setembro 25, 2024