abril 13, 2023
Já pensando nas férias de julho, seguem algumas dicas para os amantes do vinho tirarem o melhor proveito de uma visita a esta linda região da Itália.
Florença (ou Firenze em italiano), a capital da Toscana e uma das cidades mais bonitas da Itália é imperdível. Comece por lá e coloque na sua lista os museus e marcos históricos que não podem faltar.
A Catedral Santa Maria del Fiore (conhecida como o Duomo), a Ponte Vecchio, o Mercado Centrale onde você vai provar as delícias da gastronomia toscana, a Piazzale Michelangelo para fotos do pôr do sol e a Piazza della Repubblica que é ideal para uma escapada noturna. Quanto aos museus as dicas são: o Museu di Danti que fica na casa do célebre autor, o Museu Dell’Accademia que abriga o Davi de Michelangelo e a Galeria Uffizi que abriga obras de Botticelli e Da Vinci. A entrada nos dois últimos é gratuita.
Próxima parada, a bela cidade medieval de Siena, localizada no coração da Toscana. Passe o dia explorando a cidade, conhecida por sua bela arquitetura gótica, ruas estreitas e sinuosas e a impressionante Piazza del Campo. Na Piazza você deve visitar a Catedral di Siena, o Palazzo Pubblico que abriga a prefeitura e um museu e em seguida subir os 400 degraus da Torre del Mangia para apreciar a vista da cidade. Vai valer a pena!
Em seguida, sugerimos Pisa, a cidade da famosa torre inclinada e vizinha da linda cidade murada de Lucca. Lucca é uma cidade encantadora com muitos marcos históricos, como a Piazza dell'Anfiteatro e a Torre Guinigi.
Hora de encarar o enoturismo mais a sério, mas antes, aproveite para ver San Gimignano, uma pequena cidade no topo de uma colina, famosa por sua arquitetura medieval bem preservada e pelas 14 torres que dominam seu horizonte.
Aí sim, siga para a região de Chianti, onde você pode visitar algumas das melhores vinícolas da Toscana e provar alguns dos famosos vinhos da região. Listinha de vinícolas destaque da região: Castello di Ama para Chianti e Antinori, Felsina e Fontodi para Chianti Classico.
Se você ama vinhos também não pode perder as belas cidades de Montepulciano e Montalcino, ambas localizadas na região de Val d’Orcia. O destaque vai para as vinícolas Avignonesi em Montepulciano e Banfi em Montalcino. Porém você vai encontrar uma infinidade de opções por lá. Só não esqueça de agendar antes.
Algumas sugestões de pratos para provar enquanto degusta os vinhos da Toscana são:
Fettunta: um aperitivo toscano simples, feito de pão grelhado que é esfregado com alho e regado com azeite extra-virgem, muitas vezes é servido com carnes curadas e queijos locais.
Bistecca alla fiorentina: o enorme e famoso bife toscano (geralmente da raça Chianina) que é grelhado na brasa. É tipicamente servido malpassado e temperado com sal, pimenta e azeite.
Pappardelle al sugo di cinghiale: um clássico prato de massa toscana feito com pappardelle (macarrão grosso e largo) e um delicioso molho de javali (cinghiale).
Ribollita: uma sopa de pão, vegetais (como couve, feijão cannellini e cenoura) em caldo de tomate. Normalmente é servida com um fio de azeite e uma pitada de queijo parmesão.
Cantucci: encerre sua refeição com os biscoitos toscanos de amêndoas que são tradicionalmente servidos com uma taça de Vin Santo, um vinho (doce) de sobremesa.
A Toscana certamente oferece uma inigualável combinação entre história, arte, beleza natural, gastronomia, e claro, vinhos. Cheers!
Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.
dezembro 05, 2024
outubro 24, 2024
setembro 25, 2024