dezembro 27, 2021
Variações, regras e até uma variedade nova: saiba tudo sobre a história do Chianti.
Créditos: PxHere
Chianti foi a primeira zona vinícola realmente delimitada, quando em 1716 o Grão-Duque Cosimo III de Medici criou o que se acredita ser a primeira legislação que rege a produção de vinho.
A FÓRMULA: Na década de 1870, após uma extensa pesquisa na França e na Alemanha estudando todas as formas possíveis de cultivo de videiras, o Barão Bettino Ricasoli restringiu a fórmula Chianti a três variedades de uvas da Toscana: Sangioveto (Sangiovese) por seus aromas; Canaiolo pela sua doçura para equilibrar a acidez deste; e Malvasia para dar frescura. Em termos de Bordeaux, Canaiolo está para Sangiovese o que Merlot está para Cabernet.
OS SUPER TUSCANS: Super Tuscans e Chiantis são dois tipos de vinho tinto feitos na Toscana. A diferença entre um vinho Super Tuscan e um Chianti é o status DOC, uma designação legal dada aos vinhos que seguem diretrizes rígidas. Para que um vinho seja rotulado como Chianti DOC, ele deve ser feito com pelo menos 80% de uvas sangiovese cultivadas em uma das áreas aprovadas de Chianti que ficam entre as cidades de Florença, Siena e Arezzo.
MÉTODOS DE PRODUÇÃO: Seguindo a modernização dos métodos de produção, a mistura de Chianti e Chianti Classico geralmente foi acordada em 75-100% Sangiovese, com um adicional de 10% de Canaiolo sendo acompanhado com qualquer coisa até 20% de qualquer outra uva vermelha aprovada pelo DOCG. Além disso, a partir de 2006, o uso de variedades de uvas brancas foi proibido na produção de clássico em um esforço para distingui-lo do Chianti regular e também para garantir que a mistura mantenha a precisão histórica que o nome indica.
CHIANTI SUPERIORE: Se você é um apaixonado por Chianti, certamente já ouviu falar dessa bebida. Atualmente, existe uma variante do vinho chamada Chianti Superiore, que é produzida de acordo com um conjunto de regras mais rigorosas do que as variedades produzidas regularmente. Este vinho só pode ser produzido com uvas das áreas vinícolas Chianti aprovadas, mas exclui aquelas que vêm das denominações clássico.
Deu pra sentir um pouco do gosto desta história espetacular do Chianti, não deu? Mas se você ainda quiser mais, não deixe de acessar nossa sessão especial com rótulos exclusivos. Para conferir, basta clicar aqui. E não se esqueça: caso tenha gostado do artigo, compartilhe-o em suas redes sociais.
Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.
dezembro 05, 2024
outubro 24, 2024
setembro 25, 2024