fevereiro 18, 2021
Créditos: Flickr
Conheça as melhores regiões vinícolas para se visitar no Uruguai
O Uruguai tem uma longa história e tradição vitivinícola, trazida pelas famílias europeias que praticavam a arte da viticultura e viam boas perspectivas para produção no país. Nos últimos anos, os vinhos uruguaios têm melhorado notavelmente e expandido sua distribuição em todo o mundo. Muitos novos desenvolvimentos formaram regiões vinícolas distintas, ideais para visitar e provar seus sabores, que você conhece a seguir.
COLÔNIA: Colônia sempre foi um polo de turismo; cruzando o rio de Buenos Aires (os argentinos só precisam pegar uma balsa de 45 minutos), Colônia tem um dos lugares culturais e históricos mais importantes do Uruguai, Colonia del Sacramento, além de belas praias fluviais, campos de golfe, além da típica paisagem da pampa uruguaia. Esta é uma região com vinhas tradicionalmente históricas, embora nos últimos anos tenha havido novos desenvolvimentos de vinhas menores. O solo do interior é rico e fértil, o que o torna ideal para os tintos, enquanto o solo próximo às margens do rio é mais adequado para os brancos.
CANELONES: Canelones tem solos ricos e pesados e é uma parte do país bastante úmida. As paisagens do interior são principalmente de campo com muito verde, enquanto as próximas ao litoral apresentam as melhores praias que estão mais próximas da capital. Canelones fica nos arredores de Montevidéu, o que a torna uma região ideal para se visitar se você não deseja viajar para muito longe da capital. Esta é a maior região de vinhos uruguaios, hospedando mais de 60% de toda a produção de vinho nacional. Naturalmente, existem muitas variedades de uvas plantadas, mas a região é conhecida por ser a casa do Tannat, o vinho tinto característico do Uruguai.
RIVERA: A região de Rivera, ao nordeste do Uruguai, possui a segunda maior cidade do país. O departamento faz fronteira com o Brasil e sua região vinícola da Campanha. Consequentemente, Rivera compartilha muitas características de solo e clima com sua contraparte brasileira. As temperaturas muito mais altas em Rivera (longe da costa) permitem que as variedades de uva de amadurecimento posterior, como a Cabernet Souvignon, amadureçam bem. É interessante visitar esta região devido às diferenças de clima, geografia e solo, ao contrário de Maldonado e Canelones, que compartilham climas semelhantes, mas métodos diferentes.
SAN JOSÉ: San José é uma pequena região entre Colônia e Montevidéu. Suas colinas onduladas e suaves e seu clima e solo são muito semelhantes aos de Canelones, com a influência adicional do estuário de água presente no subsolo. Esta área é conhecida por seu Sauvignon Blanc e o clássico Tannat uruguaio.
MONTEVIDÉU: Surpreendentemente, a capital do Uruguai também abriga um pequeno aglomerado de vinhedos. Alguns dos vinhedos antigos que existiam em Montevidéu mudaram-se com a expansão da urbanização da cidade, mas outros permaneceram na periferia, na fronteira com Canelones.
Se você gostou deste texto, irá gostar mais ainda da seleção exclusiva de uruguaios que preparamos em nossa sessão especial daquele país, para você. Para conhecer os rótulos selecionados, clique aqui e se gostou deste artigo, não se esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais.
Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.
dezembro 05, 2024
outubro 24, 2024
setembro 25, 2024